quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Softwares de acesso remoto

Caros amigos, como já tinha prometido, vou falar hoje dos softwares de acesso remoto. Para mim são ferramentas indispensáveis. Atualmente utilizo o Radmin - Remote Administrator (http://www.famatech.com) e o LogMeIn (http://www.logmein.com). O Radmin é um software composto por dois módulos, sendo um cliente e o outro servidor. Sua maior vantagem está na possibilidade de repassar a conexão através de um host intermediário ao host destino. Porém o Radmin requer um endereço IP válido no gateway da rede destino. Fato este que as vezes torna mais difícil a disponibilidade da conexão, principalmente nos casos de internet predial, onde todos os pontos do prédio são configurados como uma única rede local, utilizando internet compartilhada com faixas de IP particulares. E nos casos onde os clientes utilizam conexões DLS (tipo Velox) onde apesar de o IP ser válido, a alocação dos endereços se dá através de servidor DHCP, modificando o endereço IP a cada nova conexão. Fazendo-se necessários a utilização de um serviço de DNS dinâmico (No-IP, DynDNS, etc.), e o redirecionamento das portas utilizadas tanto pelo Radmin (porta TPC 4899) como pelo serviço de DNS dinâmico (No-IP e DynDNS porta TCP 8245).
O LogMeIn é um serviço WEB, onde o usuário cria uma conta gratuita no serviço, e instala um controle ActiveX ou um servidor Java no host cliente. Desta forma a conexão se dá através de https ponto a ponto entre o host de origem (de onde parte a solicitação de conexão) e o host de destino (micro que será acessado). Portanto não existe a necessidade de um endereço de IP válido no host destino, possibilitando o acesso até mesmo em micros de uma rede local com endereços IP particulares, como no caso das internets prediais. Para profissionais de TI ainda existem versões pagas do serviço LogMeIn, com recursos de diagnóstico, monitoramento de redes, compartilhamento de arquivos e impressoras e etc.
Outro software também muito utilizado é o VNC (http://www.vnc.com). É um dos mais antigos e leves (roda em micros com configurações mais modestas e consome pouco recursos da máquina) que conheço. Inicialmente foi lançado apenas na versão free, mas atualmente já estão disponíveis as versões Personal e Enterprise. Particularmente só testei e utilizei a versão free, mas já li a respeito e sei que nas outras versões, já dispõe de recursos de criptografia, autenticação, transferência de arquivos entre outros. Também necessita de endereço IP válido para estabelecer a conexão.
Outro serviço muito bacana que utilizo é o Avvenu (http://www.avvenu.com), na realidade trata-se de um serviço remoto de compartilhamento de arquivos, e não de acesso ou controle a um micro remoto. O usuário cr
ia uma conta gratuita no web site do Avvenu, faz o download e instala o cliente no micro em que deseja compatilhar os arquivos. O compartilhamento também poderá ser feito para múltiplos usuários, desde que os mesmos também tenham se cadastrado no serviço. É muito útil por exemplo para você compartilhar suas fotos e músicas com parentes e amigos, bem como para compartilhar documentos e planilhas com colegas de trabalho.

Nenhum comentário: